Guia de Viagem

OS MELHORES DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL

Indo ao encontro da tendência mundial de preservação e valorização do meio ambiente, o ecoturismo cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

A nossa pátria é um dos destinos mais procurados quando o assunto é esta modalidade de turismo, devido a seus belos e vastos recursos naturais, cheios de tesouros escondidos de norte ao sul do país.

A abundância de riquezas e biomas não deixam a desejar. Com isto, separamos os melhores destinos de ecoturismo no Brasil, confira!

ecoturismo
Imagem de Sven Lachmann por Pixabay

Ecoturismo, ou turismo ecológico é um segmento de atividade turística que faz uso, de maneira sustentável, do patrimônio natural e cultural, estimula a sua preservação e procura construir consciência ambiental e bem-estar da população. Ele surgiu com o movimento ambiental no término do ano de 1970, em resposta as preocupações com o avanço econômico, à destruição dos recursos naturais e as pautas sociais geradas pelo turismo em massa.

Este modelo turístico caracteriza-se pela proximidade com espaços naturais, atividades que oferecem contato com a natureza e proteção dos locais onde essas atrações ocorrem. O ecoturismo está baseado nos conceitos de educação, preservação e sustentabilidade.

Atualmente, este é o ramo que mais cresce no mundo. Enquanto o turismo tradicional apresenta aumento de 7,5% por ano, o ecoturismo apresenta crescimento de cerca de 15 a 25% no mesmo período. De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), aproximadamente 10% dos turistas mundiais procuram o ecoturismo.

OS MELHORES DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL

Confira a seguir os melhores e mais reconhecidos destinos de ecoturismos espalhados pelo nosso país:

1) BONITO – MATO GROSSO DO SUL

O primeiro da lista é reconhecido por muitos como o melhor lugar de ecoturismo do país.

Este destino se destaca pelos seus rios, piscinas naturais, diversas cachoeiras onde você pode se banhar na companhia de diversas espécies de peixes.

Também é possível fazer trilhas e conhecer belas grutas como a Gruta Azul, que é a maior do Brasil e possui um lago com cerca de 90 metros de profundidade.

Mesmo recebendo visitas durante o ano inteiro, o melhor período de turismo são os meses de dezembro e março, pois já que os índices de chuva estão mais elevados, a vegetação fica mais viva.

2) FERNANDO DE NORONHA – PERNANBUCO

Este destino é muito visitado pelos brasileiros e também pelos estrangeiros. O local é tão incrível, com uma beleza sem igual, tanto que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Fernando de Noronha em Pernambuco é considerado um dos locais mais belos de todo o planeta.

É possível fazer diversas atividades lá, como mergulho, nado sobre os corais, avistar golfinhos e outros animais marinhos e também fazer passeios de bug.

Outras boas atrações são as caminhadas ecológicas em trilhas como a do Jardim Elizabeth da Costa Esmeralda ou a trilha da Baía do Sancho.

Esta viagem sem dúvida fará com que qualquer brasileiro se orgulhe de sua pátria.

3) CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA

Este destino também é um dos locais mais belos e incríveis da nossa pátria amada para o ecoturismo.

As paisagens são deslumbrantes e há várias atividades para disponíveis como nadar em cachoeiras cristalinas, em rios, explorar grutas e cavernas e fazer trilhas.

A caverna da Torrinha é uma das atrações mais populares por conta de seus cristais que possuem até 60 centímetros.

A grande parte dessas incríveis paisagens ficam no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Então, mesmo se você for um ecoturista iniciante, terá acesso a diversas belezas naturais em um só lugar!

O melhor período de visitação são entre os meses de dezembro e março, na época do verão, que é a estação em que os rios estão mais cheios por conta do alto índice pluviométrico.

4) FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ

Com 275 quedas d’água que constituem as Cataratas do Iguaçú, sendo a mais popular a “Garganta do Diabo”, este destino é considerado como patrimônio mundial da humanidade.

No Parque Nacional do Iguaçu há diversas alternativas de ecoturismo como rapel, arvorismo, passeio no safári, andar de bote, trilhas em matas fechadas além de poder ver extraordinárias cachoeiras que são um espetáculo por si só. 

Lá, há a fronteira com três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

As atrações e atividades ocorrem durante o ano inteiro e você pode curtir em qualquer época.

foz-do-iguacu
Imagem de Werner Sidler por Pixabay

5) CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS

É um destino com paisagens maravilhosas que foi intitulado como Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 2001. 

Muitos visitantes afirmam que o lugar possui uma atmosfera mística, e que esta região é o chakra cardíaco do planeta terra. Por lá, também atravessa o Meridiano 14, o mesmo que passa por Machu Picchu.

Muitas das atividades se encontram no interior do Parque Nacional. Lá você pode fazer belas trilhas que passam por cânions e cachoeiras. Os Saltos do Rio Preto é uma das atrações mais visitadas.

Além disto, este destino oferece diversas opções de esportes de aventura como Rapel, arvorismo e também canoagem.

O melhor período de visitação irá depender do que você pretende: nos meses de outubro e março os rios estão mais altos, porém há fortes chuvas. Do mês de abril a setembro, o clima é mais seco e os rios ficam mais baixos, porém você não ia ser pego desprevenido com chuvas do decorrer dos passeios.

6) PANTANAL – MATO GROSSO

Em um contraste excepcional entre diferentes biomas (Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata atlântica) o Pantanal no Mato Grosso exibe a sua abundância de fauna e flora.

As atividades neste destino incluem cavalgadas, trilhas, canoagem, caminhadas para avistar animais e pássaros e a pesca recreativa que pode ser realizada com a Pesca Sem Fronteiras. A Fazenda de San Francisco também permite que você realize vários roteiros diferentes como safári, passeio de chalana e focagem noturna.

Quantas belezas naturais existem em nosso país, não é mesmo? Usufrua mais do ecoturismo e conheça diversas belezas por meio destas viagens em contato com a natureza. O comprometimento sustentável com a preservação e educação ambiental deste ramo de turismo fará com que você se encante com as belas paisagens que nos esperam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish