Guia de Viagem

OS 7 PATRIMÔNIOS NATURAIS DA UNESCO NO BRASIL PARA VOCÊ CONHECER

Com a finalidade de valorizar a preservação ambiental e o ecoturismo; a Unesco (Organização das Nações Unidas) seleciona, além de Patrimônios Históricos, os Patrimônios Naturais dos países.

Esses locais chamam a atenção, pois representam verdadeiros espetáculos e revelam a grandiosidade e onipotência da natureza. E o Brasil não ficou de fora desta lista! Além do mais, a nossa pátria amada abriga diversos tesouros naturais reconhecidos mundialmente.

Confira a seguir os 7 Patrimônios Naturais do Brasil selecionados pela Unesco para você conhecer e se impressionar com as belezas que o nosso país abriga.

patrimonio natural
Imagem de Lynn Greyling por Pixabay

1) ANAVILHANAS – COMPLEXO DA AMAZÔNIA CENTRAL (AM)

A grandiosidade da Amazônia se tornou Patrimônio Natural da Humanidade. Sendo a maior e mais diversa floresta tropical do mundo, também abriga um importante conjunto fluvial na Estação Ecológica Anavilhanas.

O Complexo de Conservação da Amazônia Central possui 6 milhões de hectares protegidos e representa uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta. Este diverso ecossistema conta com várzeas, florestas de igapó, lagos e canais que formam uma bela e dinâmica obra de arte aquática. A Unesco é responsável pela proteção de espécies em extensão na região como o pirarucu, peixe-boi, jacaré-açu e botos.

O espaço conservado ainda abriga o Parque Nacional do Jaú, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamairuá e a Estação Ecológica Anavilhanas.

2) PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU (PR)

O Parque Nacional do Iguaçu foi fundado no ano de 1939, por meio de uma solicitação entusiasmada do célebre Santos Dumont, que almejava que toda aquela beleza fosse preservada. O espaço, que se situa em Foz do Iguaçu, formando fronteira com o Paraguai e a Argentina, conserva a maior área de floresta atlântica da região sul do Brasil e uma vasta biodiversidade, onde vivem animais ameaçados de extinção como o puma, a onça-pintada e o jacaré do papo amarelo.

O grande destaque deste Patrimônio Natural sem dúvida são as Cataratas do Iguaçu. Elas constituem um dos complexos de quedas d’águas mais incríveis do mundo.

3) CHAPADA DOS VEADEIROS E COMPLEXO DE ÁREAS PROTEGIDAS DO CERRADO (GO)

Com mais de 400 espécies de plantas por hectare, a Chapada dos Veadeiros e o Complexo de Áreas Protegidas do Cerrado abrigam a mais rica e antiga diversidade do ecossistema tropical. Esses espaços exibem várias vegetações como o Cerrado, Chaco e Mata Atlântica, que atribuem uma fauna e flora valiosa que necessita ser preservada, tanto que é considerada pela Unesco como Patrimônio Natural.

Na Chapada dos Veadeiros há imensos paredões de rocha cortados por rios, sendo o principal deles o Rio Preto. Em seu curso, desembocam diversas cachoeiras, algumas com mais de 100 metros de altura. 

O Parque Nacional das Emas, que integra o complexo, preserva animais ameaçados de extinção como a codorna mineira e a onça parda.

Para acessar o parque, é necessário entrar pelo Povoado São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, com guias treinados para lhe acompanhar às atrações como os saltos do Rio Preto, o Vale da Lua e a Cachoeira Almécegas.

4) PANTANAL (MT/MS)

O Complexo do Pantanal situa-se entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com cerca de 185 mil hectares de savana e que antes mesmo que ser listada pela Unesco como Patrimônio Natural, já era um local que chamava atenção por conta de suas belezas excepcionais.

A região forma a maior extensão de área alagada do mundo, gerada pela demorada drenagem das águas. Nos meses de maio a setembro, as chuvas cessam e os rios retornam aos seus leitos e belos campos, ilhas e areias são revelados. Já entre outubro e abril, as chuvas são constantes formando um mar de água doce.

O complexo abriga uma vasta biodiversidade no Pantanal que é apreciada por muitos visitantes, impressionando-os com a grandeza e beleza dos recursos naturais de nosso país.

5) FERNANDO DE NORONHA (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha foi a primeira capitania hereditária do país e já sofreu diversas invasões de imigrantes nos séculos XVI e XVII. Hoje, Fernando de Noronha é um distrito de Pernambuco e um Patrimônio Natural da Unesco.

A área abrange uma cadeia de montanhas submergidas, cujas regiões visíveis formam as 21 ilhas e ilhotas de Fernando de Noronha, sendo as principais delas as ilhas Rata, Sela Gineta, São Jorge, Leão e Viúva que formam 95% do território.

O arquipélago engloba uma rica biodiversidade, tanto terrestre quanto marinha. Existem duas aves, quinze plantas e dois répteis consignados como endêmicos, ou seja, que apenas existem na ilha e em nenhum outro lugar do planeta!

Mesmo com a grande variedade de animais, os golfinhos são os que mais chamam a atenção dos turistas, que podem mergulhar próximos a eles.

Para preservar todas essas riquezas naturais, o número de visitantes é controlado e limitado, para evitar eventuais danos no local.

6) RESERVA DA MATA ATLÂNTICA DO SUL E SUDESTE DO BRASIL

Esta reserva considerada Patrimônio Natural da Unesco abrange uma gama de tesouros naturais como florestas, dunas e ilhas distribuídas em mais de 450 mil hectares protegidos entre os estados de São Paulo e Paraná.

A região começa na Serra da Jureia, em Iguape, SP; e se estende até a Ilha no Mel, em Paranaguá, PR.

A vegetação da reserva é densa, vasta e exibe uma extrema beleza que encanta com sua exuberância. Um dos diferencias do local são suas cavernas da Serra do Mar, incluindo a Casa de Pedra, que possui o maior pórtico do planeta, com 215 metros de altura.

7) COSTA DO DESCOBRIMENTO, PARQUE NACIONAL DO MONTE PASCOAL (BA)

A área, distribuída em três parques, possui um grande valor histórico, cultural e natural, com uma região de mais de 100 mil hectares protegidos entre os estados da Bahia e Espírito Santo.

O local apresenta uma fauna e flora muito rica e várias espécies endêmicas que chamam a atenção de estudiosos, cientistas e aventureiros que pretendem explorar a área, tal como inúmeros vieram a costa desde o ano de 1500.

Na região, também há o Museu do Descobrimento, que revela muitas histórias sobre o nosso país além de contar com a presença de várias aldeias indígenas que recepcionam os turistas para um contato inesquecível. Belos cenários e muita cultura!

É incrível como o Brasil é rico em belezas naturais que devem ser preservadas. Não é por menos que o nosso país abriga 7 Patrimônios Naturais da Unesco! Que tal conhecer alguns desses destinos e se encantar com a biodiversidade do Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish