Guia de Viagem

DESTINOS BRASILEIROS PARA CURTIR O TURISMO RURAL DO PAÍS

Fazer uma viagem para o campo é uma ótima opção para aqueles que procuram um ambiente calmo, tranquilo, pacífico e rodeado de belezas naturais.

Além de sua importante participação nos cultivos agrícolas, o campo tem se inserido cada vez mais no turismo rural do Brasil, contribuindo na movimentação econômica dos municípios do interior e chamando a atenção dos turistas que pretendem se afastar da agitação das grandes metrópoles.

O nosso país é repleto de locais que permitem aproveitar o melhor do turismo rural. Quer conhecê-los? Então confira a seguir o artigo na íntegra.

turismo rural
Imagem de Pete Linforth por Pixabay

CABACEIRAS (PB)

Com menos de 5 mil habitantes, Cabaceiras está situada na região mais baixa do Planalto da Borborema, no estado da Paraíba, a 180 km do município de João Pessoa. As paisagens da cidade já foram cenário de diversos filmes como “Auto da Compadecida”, uma releitura da obra de Ariano Suassuna. Os moradores de Cabaceiras inclusive se sentem orgulhosos pelo fato do município ser conhecido como a “Roliúde” brasileira.

Entre as atrações mais visitadas está o Lajedo de Pai Mateus, uma formação de rochas com cerca de 100 blocos de granito que oferece uma bela visão da cidade. No local é possível conhecer a gruta, que reza a lenda, é onde morava o ermitão Pai Mateus. Além disto, o lajedo apresenta escritas rupestres e estações arqueológicas. O monumento Saca de Lã também possui grande destaque entre as atrações de Cabaceiras.

Com estruturas antigas e estabelecimentos coloridos que atribuem um clima charmoso e acolhedor ao pequeno município, Cabaceiras possui como principal fonte econômica a produção de artesanato local. A matéria prima mais utilizada na confecção dos artigos é o couro de bode, animal é consagrado nas típicas festas do Bode Rei, que acontecem todos os anos no mês de junho. Na festa, há diversas tendas que vendem receitas preparadas com leite de cabra, carne de bode além de ocorrer gincanas e exposições de caprinos. 

Este destino de turismo rural irá oferecer grandes aventuras para você e sua família!

GRAVATÁ (PE)

Situada a 84 quilômetros da capital Recife, a cidade de Gravatá, fundada no ano de 1808 na fazenda José Justino Carreiro de Miranda, era muito popular antigamente por ser um ponto de hospedagem dos comerciantes de açúcar e carne bovina.

A atmosfera serrana em pleno nordeste é uma ótima alternativa as altas temperaturas desta região brasileira. Para aproveitar o clima moderado, cuja máxima é cerca de 23ºC e mínima de 11ºC; a culinária local é repleta de massas caseiras, fondues e receitas tradicionais.

A cidade também possui belos cenários com elementos como cachoeiras, lagos, ampla vegetação e piscinas naturais. Entre as atrações mais populares, a capela em homenagem a Sant’Ana, fundada no ano de 1822, é uma das mais procuradas.

Nesta opção de turismo rural pelo Brasil, a estátua do Cristo Redentor, situada no Alto do Cruzeiro é uma atração imperdível. Para chegar lá, é preciso percorrer a Escadaria da Felicidade, que possui 365 degraus. Mesmo cansativa, a subida vale a pena por proporcionar uma visão privilegiada do pôr do sol.

BENTO GONÇALVES (RS)

Encarregado por 85% da fabricação nacional de vinho, a Serra Gaúcha comporta a Capital Brasileira da Uva e do Vinho: Bento Gonçalves. O município é um ótimo destino de turismo rural voltado à degustação de vinho e apreciação do cultivo de uvas.

Preservando importantes características das tradições italianas, Bento Gonçalves é sede da Avaliação Nacional de Vinhos e do Concurso Internacional de Vinhos, que no ano de 2014 contou com mais de 700 amostras de 18 países diferentes.

A Festa Nacional do Vinho (conhecida como Fenavinho) é realizada desde o ano de 1967 e somente é organizada em anos ímpares, sendo um dos eventos mais importantes e populares da cidade.

O Vale dos Vinhedos preserva as marcas e histórias deixadas pelos imigrantes italianos é a principal atração para os apaixonados por esta bebida.

hotel zona rural
Imagem de nathsegato por Pixabay

VASSOURAS (RJ)

Vassouras, um destino de turismo rural na região do Vale do Café, Rio de Janeiro; era popular no século XIX como a cidade dos barões de café. O local é perfeito para conhecer como era a rotina destes homens poderosos naquele período. Porém, as ruas e construções da cidade por si só já contam muitas histórias.

A Casa Hera, uma das principais atrações da cidade, permite com que os visitantes se informem sobre a arquitetura e hábitos de vida das famílias cafeeiras no Brasil, avistando a mesma estrutura que preservou as características da época. A região também é composta por vários campos e fazendas, todas abertas para os visitantes.

No mês de julho, Vassouras celebra o Festival do Vale do Café, que abrange vários eventos musicais e apresentações.

LAGES (SC)

A cidade de Santa Catarina aderiu ao turismo rural na década de 1980, quando os fazendeiros do local começaram a permitir visitações aos turistas em suas propriedades. Hoje, Lages recebe anualmente mais de 50 mil visitantes que procuram sentir mais de perto a vivencia nas fazendas. O frio rigoroso da região resulta em geadas, e algumas vezes, até neve, que se torna uma verdadeira atração da cidade.

O município também é conhecido pela Coxilha Rica, uma planície de 100 quilômetros com vegetações bem preservadas que era uma importante rota percorrida pelos tropeiros.

É em Lages que acontece um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais e culinários do Sul do país: a Festa Nacional do Pinhão – que conta com a presença de mais de 300 mil visitantes que aproveitam e assistem a danças, shows e bailes.

O Brasil possui diversos destinos que favorecem o turismo rural. Além de ampliar os conhecimentos sobre nosso país, esses lugares possibilitam um maior contato com a natureza e a tranquilidade do campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish