Guia de Viagem

CONHEÇA O PARQUE DO CARACOL EM CANELA

Quem já teve o imenso prazer em visitar a Serra Gaúcha, sabe o quão este destino é encantador e fascinante. As belezas de Canela atualmente são reconhecidas por todo o Brasil e suas opções de atrações são as responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, que recepciona cerca de 2.500.000 visitantes por ano.

Um dos cartões postais de Canela é a Cascata do Caracol, situada no Parque do Caracol que fica a 7 quilômetros do centro do município.

Os visitantes, logo na entrada do parque; podem sentir o ar puro proporcionado pela ampla vegetação e avistar belas paisagens e tesouros naturais presentes no local, sendo um ótimo roteiro para fazer com toda a família reunida.

Conheça a seguir mais sobre o Parque do Caracol, suas atrações, restaurantes e locais próximos para se hospedar.

rio grande do sul

FOTO DE PXHERE

UMA BREVE HISTÓRIA DE CANELA

O primeiro habitante desta região foi Joaquim da Silva Esteves, que foi nomeado no ano de 1860 pelo Governo Imperial como o “Senhor do Campo de Canela”. O nome da cidade foi originado por conta de uma árvore, chamada Canela, que atualmente está localizada próxima a Praça João Corrêa, no centro, sendo que esta caneleira era um ponto de encontro e descanso dos tropeiros.

O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador da região e construiu uma estrada de ferro, dando início a obra no ano de 1913, sendo concluída em 1925, fazendo conexão entre Canela e Taquara. Em 02 de março do ano de 1926, Canela foi listada pela Lei Municipal nº 302 como o 6º distrito de Taquara.

Em 28 de dezembro de 1944, por meio da Lei Estadual nº 717, o município foi formalmente fundado, tendo a sua instalação no início de 1945, cuja nomeação foi feita pelo primeiro prefeito do município, o Sr. Nelson Schneider.

PARQUE DO CARACOL

O Parque do Caracol, uma das atrações mais populares de Canela, é uma unidade de conservação brasileira, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela. O local é de fácil visitação, pois há diversas placas indicativas que auxiliam os visitantes a explorar melhor o local, sendo a Cascata do Caracol uma das atrações mais procuradas.

Com uma ótima infraestrutura, todos os expectadores podem apreciar a beleza da queda d’água, tirar fotografias ou simplesmente observar as encantadoras criações da natureza.

Outro atrativo popular do parque é a Escadaria com 927 degraus que leva os turistas até à base da Cascata. É cansativo, mas a aventura e a bela vista compensam. Além disto, há diversas opções de restaurantes, artesanato, chocolates e artes em madeira para o visitante aproveitar ainda mais a experiência.

Dentre as principais atrações do parque, se destacam:

  • Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é a marca registrada da cidade e possui uma queda livre de 131 metros. Com matas fechadas em seus arredores, é formada pelo arroio que leva o mesmo nome e possui uma queda d’água entre as rochas basálticas.

cascata do caracol
Imagem de SilvanaGodoy por Pixabay
  • Escadaria

Com 927 degraus, a aventura em descer e subir todos eles é gratificante. No decorrer do percurso, há bancos e paradas estratégicas para uma pausa e descanso. Ao chegar no final, mesmo cansado, você verá o quão valeu a pena: uma visão única e deslumbrante da cascata.

  • Churrasqueiras

Aproveitar o dia inteiro no parque é uma tarefa fácil – as horas passam e você nem se dá conta. Em um ambiente repleto de árvores, há diversas churrasqueiras, mesas e bancos cobertos, banheiros e áreas de gramado para a prática de esporte deixando o seu passeio muito mais especial.

  • Trilhas

As trilhas direcionam as caminhadas entre as matas fechadas. Elas são bem sinalizadas e orientam os visitantes com completa segurança até berço da cascata onde a queda d’água se inicia.

  • Observatório

O observatório é uma torre com 30 metros de altura construída por meio de uma estrutura metálica situada no interior do parque, que permite uma visão 360º da Cascata do Caracol e de todo o local. Um elevador panorâmico leva os visitantes até à plataforma. Lá, há binóculos disponíveis permitem com que você observe mais de perto a fauna e flora da região. O observatório apresenta capacidade para 120 visitantes e é uma atração muito agradável e descontraída para toda a família.

  • Sonho Vivo

No interior do Parque do Caracol, você pode fazer um passeio de trem conduzido pelo maquinista que carinhosamente é chamado de Zé do Apito. A atração inclui uma breve história sobre a imigração, sobre as viagens de trem pioneiras e referentes à preservação dos recursos naturais. O trem tem destino na Vila dos Imigrantes que é um local super divertido onde os hábitos e tradições dos imigrantes alemães e italianos prevalecem.

CULINÁRIA REGIONAL E RESTAURANTES PRÓXIMOS

A Serra Gaúcha é conhecida pela sua culinária. Muitos turistas procuram o aconchego da lareira e um bom vinho acompanhando um saboroso fondue, que é uma especialidade da serra.

A culinária de Canela sofreu grandes influências das cozinhas italianas e alemãs. Nos restaurantes é possível encontrar massas, fondues e galeto. Além disto, é bem tradicional o café colonial, refeições caseiras e o famoso churrasco gaúcho.

Os restaurantes mais próximos do parque são:

Restaurante Do Caracol

0,2 km de Cascata do Caracol

Cozinhas Sul-americana.

 Garfo e Bombacha

1,6 km de Cascata do Caracol

Cozinhas Steakhouse, Brasileira, Churrasco, Sul-americana.

 Serramanna Ristorante Italiano

5,7 km de Cascata do Caracol

Cozinhas Italiana, Europeia, Mediterrânea.

Chalé Pizzaria

5,2 km de Cascata do Caracol

Pizzaria.

Chez Lys Blanc

6,5 km de Cascata do Caracol

Cozinhas Suíça, Francesa, Europeia, Europeia central.

 Magnólia Cine Gastro Bar

6,7 km de Cascata do Caracol

Cozinhas Bar, Europeia, Contemporânea, Pub com restaurante.

HOSPEDAGENS PRÓXIMAS

Há diversas opções de hospedagens próximas do Parque do Caracol que fazem com que você aproveite ainda mais o passeio e possa conhecer as atrações do município de Canela. Dentre as hospedagens mais perto do destino, incluem:

Boutique Hotel Varanda das Bromelias

Rua Alarich Schultz 198, Gramado, Rio Grande do Sul 95670-000, Brasil

8,2 km de Parque Estadual do Caracol

Pousada Caminho Do Caracol

Rua Omar Victor Weeck 20 | Caracol, Canela, Rio Grande do Sul 95680-000, Brasil

1,1 km de Parque Estadual do Caracol

Pousada Vivenda dos Sonhos

Rua Santa Maria, 40, Gramado, Rio Grande do Sul 95670-000, Brasil

5,1 km de Parque Estadual do Caracol

Hotel Aconchego da Serra

Rua Silveira Martins, 210 | á 3 km do centro, Gramado, Rio Grande do Sul 95670-000, Brasil

5,2 km de Parque Estadual do Caracol

Encantos do Sul Hotel

Rua João Carniel, 567, Gramado, Rio Grande do Sul 95670-000, Brasil

5,3 km de Parque Estadual do Caracol

O Parque do Caracol é um ótimo destino para curtir com toda a família. Aproveite todas as belezas que a natureza te proporciona e se encante com este lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish