Guia de Viagem

5 PASSEIOS DE TREM PARA FAZER PELO BRASIL

Sabemos que o Brasil é um vasto país, não é mesmo? Antigamente, para facilitar o tráfego de mercadorias ao longo das cidades, estradas férreas foram construídas em massa em várias regiões do país, tanto para otimizar o transporte de minérios e produtos agrícolas quando para permitir locomoção de passageiros.

Nos dias de hoje, muitas destas linhas encontram-se desativadas. No entanto, alguns trechos mantêm as antigas tradições e se tornaram grandes atrações turísticas que surpreendem os visitantes com as belas paisagens por onde o trem passa.

Confira a seguir 5 passeios de trem para fazer pelo Brasil e embarque em uma viagem histórica na trajetória de nosso país.

1) TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE

É provável que este seja um dos passeios de trem mais conhecidos do país que faz conexão de Curitiba a Morretes, percorrendo a bela Serra do Mar, que é a maior extensão de Mata Atlântica protegida do Brasil.

Finalizada no ano de 1885 após diversos interferentes em sua construção que levou 5 anos, a Ferrovia Curitiba-Paranaguá é uma das mais antigas do Brasil e até hoje é reconhecida como uma verdadeira obra-prima devido suas curvas que percorrem a Serra do Mar. O trajeto total de Curitiba a Paranaguá é de 110 quilômetros e inclui passagens por mais de 30 pontes e 13 túneis. No entanto, atualmente só está disponível o trajeto até Morretes.

Antes de atingir o ponto final, o trem para na Estação Marumbi, que fica localizada no interior do Parque Estadual do Marumbi. Neste local, o trem atravessa o Caminho de Itupava, que foi muito percorrido em tempos remotos como a única interligação entre Curitiba e o litoral. A região é muito visitada por aqueles que buscam um destino de ecoturismo.

O Trem da Serra do Mar Paranaense sai todos os dias da capital às 8h da manhã e chega ao destino por volta das 11h30; em um percurso que dura 3 horas com direito a belas paisagens e aventura.

Em Morretes, uma dica é experimentar o típico Barreado, uma receita tradicional do litoral do estado preparada com carne cozida e acompanhada de banana e farinha. Uma deliciosa iguaria!

2) TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS

Se você for viajar ao Espírito Santo, não pode deixar de conhecer o percurso que atravessa as Montanhas Capixabas. O trajeto de 46 quilômetros parte de Viana e chega ao Distrito de Araguaia.

O trem passa por uma ampla área de mata nativa, percorrendo pontes, túneis e vilas antigas. As paradas são em Domingos Martins e Marechal Floriano, que é apelidada de “A Cidade das Orquídeas”. No último ponto, uma sugestão é aproveitar e visitar Araguaia e o Centro Cultura Ezequiel Ronchi, que conta com mais de 500 obras e item que revelam importantes característica da história local.

O passeio de trem é feito aos fins de semana e feriados, parte às 9h de Viana, chega às 12h em Araguaia e o regresso é às 17h.

3) TREM DE SÃO JOÃO DEL REI A TIRADENTES

É ainda uma Maria Fumaça que interliga passeios nas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes, no estado de Minas Gerais. A bela arquitetura da região também pode ser observada na Estrada de Ferro Oeste de Minas, que foi fundada no ano de 1881 por Dom Pedro II.

Os visitantes podem conhecer todo o charme do interior de minas, experimentar os saborosos quitutes da região e se informar mais sobre a história local em uma perspectiva diferente no Complexo Ferroviário de São João Del Rei, que foi considerado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1989. O conjunto também inclui o Museu Ferroviário, fundado no século XIX cujo acervo mantém diversos itens históricos e antigas locomotivas.

Para deixar o passeio de trem ainda mais encantador, a sugestão é; se caso estiver partindo de São João Del Rei, sair pelo lado esquerdo, pois permitirá com que você desfrute um maravilhoso cenário da Serra de São José ao chegar em Tiradentes.

4) TREM DO VINHO

Quem for visitar a bela Serra Gaúcha, pode aproveitar para fazer um passeio de trem entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. O responsável por este percurso é Trem do Vinho, que possui este nome devido a tradição e popularidade do local na confecção da bebida.

O percurso é de 23 quilômetros passando por um dos mais belos cenários do Brasil – vales, vinícolas, hortênsias e casas colônias enfeitam e embelezam a paisagem. O passeio tem duração de 2 horas com direito a canções tradicionais da Itália, danças e degustação de vinhos.

Há uma para em Garibalbi, conhecida como a Capital Brasileira do Espumante, onde os turistas veem a um espetáculo de danças folclóricas gaúchas.

Os trens partem de Bento Gonçalves às 9h, 14h e 18h40mim e é necessário que a reserva seja feita com antecedência.

5) ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO

A Estrada de Ferro da cidade de Campos de Jordão foi fundada no ano de 1914 com o intuito de simplificar a locomoção de passageiros que partiam de Pindamonhangaba para passar por terapias médias nas cidades da serra. O percurso total abrange 47 quilômetros e atravessa a Serra da Mantiqueira, sendo possível contemplar vales e belas paisagens.

Existem várias rotas possíveis, dentre elas, podemos destacar:

Trem do Mirante

O percurso abrange 18 quilômetros e faz a interligação entre Campos de Jordão e a Estação Eugênio Lefévre, em Santo Antônio do Pinhal, onde fica um mirante que revela as grandes belezas do local. Este passeio de trem está disponível aos sábados e as quartas-feiras, partindo às 10h e às 14h.

Trem das Águas Claras

Envolve um percurso de 17 quilômetros que parte de Pindamonhangaba até o Parque Reino das Águas Claras, que abriga uma vasta mata verde rodeada pelo Rio Piracuama, onde é possível se conectar com as belezas naturais do local e fazer um delicioso piquenique em família. Este passeio de trem está disponível de segunda a sexta-feira.

Que tal aproveitar estas sugestões de passeios de trem pelo Brasil e curtir um dia diferente em família? Além de conhecer mais sobre a história e trajetória do nosso país, você irá contemplar belas paisagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish