Guia de Viagem

CONHEÇA A CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA

Quando pensamos na Bahia, a primeira coisa que nos vem a mente são as belas praias de Salvador, não é mesmo? Porém não só de praias a Bahia é formada – no coração do estado está uma das mais belas paisagens do país, um reconhecido destino de ecoturismo repleto de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui atrações para todos os gostos, que se estendem em vilarejos que tiveram o seu ápice no término no século XIX, quando o local era conhecido pelos diamantes e outras pedras preciosas.

Se você adora visitar destinos surpreendentes, confira a seguir informações sobre a história, atrações, gastronomia e hospedagens na Chapada da Diamantina. Você irá se apaixonar!

HISTÓRIA

Assim como a história de nosso país, os primeiros a habitarem a Chapada Diamantina foram os índios, posteriormente os portugueses e os africanos. Aos poucos, a região foi sendo povoada por criadores de gados e produtores de café ao lado de grupo quilombolas.

Com a descoberta de ouro e diamante na Chapada, o ciclo do garimpo teve início e se tornou a rota oficial do transporte de ouro até a capital baiana por meio da construção da Estrada Real, e de lá, aos mares estrangeiros.

A produção de outro diminui, dando início a exploração de diamante que trouxe um grande movimento à região, com a interferência de negociadores europeus, se expandindo de forma exponencial. A partir disto, o local passou a ser chamado de Chapada Diamantina, em alusão a grande quantidade deste mineral.

Nos anos 80, foi desenvolvido a exploração mecanizada de diamante, entretanto após alguns anos a técnica foi vetada devido a questões ambientais.

O turismo se tornou uma boa alternativa à economia da região, se fortificando com a fundação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em 1985. É nesta época que o tesouro natural da região ganha destaque e atrai pessoas do mundo inteiro.

PARQUE NACIONAL CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional Chapada Diamantina é um oásis em meios às belas paisagens da Bahia. É reconhecido com um dos maiores parque de preservação ambiental do Brasil e abriga muitas riquezas naturais em um amplo espaço de 152 mil hectares. Há diversas trilhas, cachoeiras, grutas e cânions apaixonantes.

Uma boa alternativa para os passeios tradicionais nas praias nordestinas, este passeio permite com que o visitante aviste um dos ecossistemas mais belos do mundo. Localizada a aproximadamente 5 horas da capital, a Chapada abrange um enorme território incluindo diversas cidades nos arredores, sendo a de maior destaque entre elas Lençóis e Vale do Capão.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O Parque inclui diversas atrações e belezas naturais para serem contempladas. Dentre as mais conhecidas, se destacam:

  • Morro do Pai Inácio

Localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade de Lençóis, o Morro do Pai Inácio é uma paisagem de referência da Chapada Diamantina.

Com 1.200 metros de altura, a região apresenta a melhor visão panorâmica da Chapada e seus arredores. Para chegar até o local, é preciso percorrer uma trilha íngreme por cerca de 30 a 40 minutos.

  • Cachoeira da Fumaça

Considerada a segunda cachoeira mais alta do país, a Cachoeira da Fumaça é uma das atrações mais populares da Chapada Diamantina e com certeza você precisa incluí-la em seu roteiro.

São 6 quilômetros de trilha para chegar ao ápice do mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica da cachoeira.

  • Cachoeira do Buracão

A Cachoeira do Buracão também é uma atração indispensável no roteiro. Em meio aos cânions e rochas, ela faz com que o cenário se transforme em uma bela e surpreendente obra de arte.

  • Poço Encantado

Esta é uma atração surpreendente que até parece ser uma bela pintura. Parte de toda essa sua magia é por conta de sua localização: no interior de uma caverna repleta de estalactites e estalagmites. Ao chegar ao lago de águas cristalinas, o encanto é ainda maior.

bahia
Imagem de cardosowalter por Pixabay

CULINÁRIA E PRODUTOS TÍPICOS DA REGIÃO

Os alimentos presentes no prato dos moradores e dos restaurantes da Chapada apresentam uma grande variedade. São raízes, grãos, hortaliças e frutos com acompanhamento de carnes com um sabor que só a Bahia oferece. A inovação na culinária é o grande segredo para o sucesso dos pratos de Diamantina.

Confira a seguir algumas das preparações típicas da região:

  • Godó de banana

Esta é uma das preparações mais típicas da região, fazendo parte dos pratos criados pelos garimpeiros. A receita consiste em um ensopado preparado com carne de sol e banana-verde, que combina muito bem com arroz, feijão, farofa e hortaliças.

  • Farofa de garimpeiro

Preparada com carne de sol frita, este prato possui um tempero forte, é sequinha e prensada assim como uma paçoca. Uma preparação também criada pelos garimpeiros que adentravam nas matas e necessitavam de uma refeição que os sustentassem por longos períodos e que podia ser facilmente armazenada.

  • Cortado de palma

A palma é uma espécie de cacto muito popular no sertão nordestino, utilizada tanto na alimentação do gado quanto na alimentação humana, especialmente em período de estiagem. Vai bem como acompanhamento do godó de banana.

  • Palmito de jaca

Esta iguaria exclusiva da região atrai a grande parte dos turistas. Do broto da fruta verde, que quando é cozida, apresenta uma consistência parecida com a do palmito, e é utilizado como ingrediente de moquecas, substituindo o peixe ou camarão e em recheios de tortas e pastéis.

  • Cachaça

A Chapada Diamantina produz uma das melhores cachaças do Brasil, tanto que é exportada para diversos países. As principais marcas são: Cachoeira do Buracão, Abaíra e Rio de Contas, reconhecida como a melhor do país.

ONDE FICAR?

As hospedagens mais próximas da Chapada Diamantina, que apresentam valores que cabem no seu bolso, são as seguintes:

Pousada Luar do Sertão

Endereço: Lençóis – BA, 46960-000

Telefone: (75) 3334-1727
Pousada Amarela

Endereço: R. Vai Quem Quer, 160 – Centro, Lençóis – BA, 46960-000

Telefone: (75) 3334-1620

Pousada Canto no Bosque

Endereço: Caminho p/ O. Ribeirão do Meio – Trilha Ribeirão do Meio – Ribeirão, Lençóis – BA, 46960-000

Telefone: (75) 3334-1704


Se você pretende se aventurar e economizar ainda mais, também há as opções de camping na região:

Pousada e Camping LUMIAR

Endereço: Praça do Rosário, 70 – Centro, Lençóis – BA, 46960-000

Telefone: (75) 3334-1241

Camping Mangalô

Endereço: Rua Mangalô s/n Vale do capão-chapada diamantina Caeté-Acú/ cep.46.930.000, Palmeiras – BA

Telefone: (75) 99299-6170

O nosso país está repleto de tesouros naturais. Agora que você conhece mais a Chapada Diamantina na Bahia, basta se programar e embarcar em uma viagem inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish