Guia de Viagem

6 VIAGENS DE TURISMO SUSTETÁVEL PELO BRASIL

Nadar junto com os peixes do mar, caminhar por trilhas cercadas por mata fechada, se hospedar em locais que realizam coleta seletiva, provar as tradicionais receitas caipiras, se conectar por completo com a natureza… O turismo sustentável está relacionado com todos esses elementos. Entretanto, a definição vai além do âmbito ecológico. Também envolve preservação cultural e histórica das comunidades nativas, além de promover ações como redução da geração de resíduos e reciclagem de materiais.

Confira a seguir mais sobre esta modalidade de turismo e os principais destinos pelo Brasil:

turismo sustentável
FOTO DE PXHERE

O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL?

O turismo sustentável é aquele que visa preservar os recursos naturais e o meio ambiente, assegurando o desenvolvimento econômico capaz de atender as necessidades das atuais e futuras gerações. Deve acima de tudo fazer com que os turistas e o destino visitado estabeleçam um contato harmonioso, promovendo não apenas proteção dos recursos ambientais, mas também a conciliação com os princípios da comunidade nativa.

Esta modalidade de turismo apresenta 5 pilares principais: impulsionar o crescimento econômico, promover inclusão entre as classes sociais, elevar a preservação e aproveitamento de recursos naturais, manter as tradições, histórias e cultura das populações locais e cultivar convivências de paz entre as comunidades.

Aqueles que trabalham com turismo sustentável necessitam auxiliar os fornecedores da região para distribuir melhor os ganhos e ter ações sustentáveis envolvendo cuidado com os recursos ambientais assim como gerar mercado de trabalho para os nativos.

O turismo sustentável vem se ampliando tanto, chamando a atenção de viajantes e de instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), que a agência das Nações Unidas decretou 2017 como o ano internacional do turismo sustentável.

Em uma iniciativa do Ministério do Turismo com a BrazToa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), foi criado a premiação Braztoa de Sustentabilidade, que elege, desde o ano de 2012, os melhores projetos deste ramo.

Se você já está planejando algum passeio em família, amigos ou casal, confira a seguir 6 viagens de turismo sustentável pelo Brasil e contribua com esta prática.  

VIAGENS DE TURISMO SUSTETÁVEL PELO BRASIL

Confira a seguir os destinos mais importantes de turismo sustentável em nosso país:

  • 1) BONITO (MS)

Situada a 300 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, Bonito é um município de referencia mundial em turismo sustentável. A cidade foi considerada no ano de 2013 como o melhor destino sustentável do mundo.

Em meio aos cenários naturais e diversas atividades relacionadas ao ecoturismo, Bonito possui uma organização de voucher eletrônico que faz o controle do número de visitantes nas atrações para evitar que haja impactos negativos nas áreas de preservação. A riqueza natural é tão grande que a cidade abriga cerca de 4.000 espécies de plantas e suas águas contam com ecossistema de mais de 2.000 tipos diferentes de peixes e outros animais aquáticos.

​2) GRAMADO E CANELA (RS)

Muito movimentadas nos períodos mais frios do ano, ambas as cidades oferecem diversos atrativos e alternativas de lazer para a família, amigos ou casal. O Hotel Blumenberg (em Canela) e o Hotel Bangalôs (em Gramado) receberam prêmios devido à adoção de ações ecológicas e sustentáveis abrangendo a diminuição de resíduos, reciclagem de materiais e preservação da cultura e história local. Fora isto, a agência de viagens Vento Sul Turismo, organiza roteiros no interior de RS nos quais permitem com que as famílias de agricultores possam interagir entre si.

Gramado e Canela deixam os turistas encantados com a arquitetura influenciada pelos imigrantes europeus e pela sua natureza preservada.

3) LIMA DUARTE E SANTA RITA DO IBITIPOCA (MG)

É nestas cidades mineiras que se situa o Parque Estadual do Ibitipoca. Desde o ano de 2003, o local mantém suas restrições em controlar o acesso dos turistas com a finalidade de proteger os recursos naturais.

Toda a estrutura que o parque oferece – calçadas, passarelas, abrigos e auditório – foram também construídos com este intuito. Quem conhece o espaço, se depara com belas grutas, cachoeiras, lagos e trilhas muito bem preservadas.

ecoturismo
Imagem de bluebudgie por Pixabay

4) MIRANDA (MS)

A pequena cidade de Miranda reserva o Refúgio Ecológico Caiman, que foi finalista da premiação internacional de turismo sustentável. A fazenda possui 53 mil hectares e realiza projetos e programas de preservação da fauna e da flora do Pantanal, além de contar com uma estância de criação de gado que pode receber visitas dos turistas. Este destino apresenta conjuntos de hospedagens sustentáveis e vilas onde moram os colaboradores e seus familiares, que inclusive são treinados e recebem orientações de projetos socioambientais.

5) RESERVA MAMIRAUÁ (AM)

Situada a 600 quilômetros de Manaus, a Reserva Mamirauá envolve seis diferentes municípios: Tefé, Fonte Boa, Maraã, Jutaí e Alvarães. Neste primeiro, se localiza a central do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e também a pousada Uakari, que possui diversos projetos e atividades de ecoturismo. Entre elas, estão passeios a barco, visitações aos grupos ribeirinhos e observação noturna de animais na floresta.

6) SOCORRO (SP)

Na divisa com o estado de Minas Gerais, o município de Socorro é conhecido pela diversidade de opções de atividades em meio à natureza. O Hotel Fazenda Campos dos Sonhos é um dos exemplos de estabelecimentos que se preocupam em desenvolver turismo sustentável no Brasil, já que se compromete em preservar o meio ambiente, a cultura nativa e a acessibilidade. O hotel promoveu o programa Aventureiros Especiais, que criou formas de turismo adaptado as pessoas com deficiência e necessidades especiais. Dentre as atrações disponíveis, as principais são o arvorismo, trilhas e passeios a cabavo e a trator.

Promover o turismo sustentável requer ações que sejam socialmente justas, economicamente possíveis e ecologicamente corretas, isto é, que supram essas necessidades em conciliação com a comunidade nativa do destino. Explore mais este modalidade de turismo e incentive o seu crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePolishPortugueseRussianSpanish